Check-in Latam: aprenda como fazer do jeito mais fácil!

Check-in Latam: aprenda como fazer do jeito mais fácil!

O check-in é um processo obrigatório para quem deseja viajar. Nessa etapa, basta informar seus dados à companhia área para que tudo seja verificado corretamente. A forma como essa etapa é feita varia de acordo com a empresa e se você tem dúvidas sobre como fazer check-in na Latam, basta acompanhar as respostas dos próximos tópicos desse artigo.

Check-in Latam: qual o jeito mais fácil?

Atualmente, a Latam oferece quatro opções de check-in: presencialmente, via totem de autoatendimento ou no balcão, pelo site ou pelo aplicativo oficial da companhia. Embora o serviço online seja mais rápido, pois não existem filas, o jeito mais rápido para realizar a verificação dependerá da rotina de cada passageiro.

Mas, independentemente do tipo de check-in escolhido, é sempre bom ter em mente que para qualquer um deles é necessário ter em mãos alguns documentos: os pessoais e o número localizador de viagem.

Check-in com localizador

O localizador de passagem é um número que as companhias aéreas fornecem nos bilhetes eletrônicos para identificar a reserva da viagem e deve ser apresentado no momento do check-in, sendo necessário em qualquer uma das verificações escolhida.

Atenção! O número do localizador não é o mesmo número de bilhete. Ele é composto por seis dígitos, podendo conter letras e números.

Quais documentos devo apresentar?

Além do localizador, é necessário que o passageiro tenha em mãos o número de um documento com foto original ou autenticado (carteira de identidade, de motorista ou de trabalho), CPF e, em casos de viagens internacional, o passaporte.

check in latam presecialmente

Como fazer check-in presencialmente via Totem de Autoatendimento?

Quem opta por fazer check-in no próprio aeroporto, mas deseja não enfrentar grandes filas, pode realizar o procedimento através dos totens de atendimento disponibilizados no local. Para isso, basta realizar o seguinte passo a passo:

  • Informe seu número localizador ou o número de passagem, ambos são disponibilizados no bilhete, no momento da compra.
  • Informe qual documento oficial com foto você irá utilizar e preencha com o número corretamente.
  • Escolha a poltrona para a viagem.
  • Caso você tenha o programa de fidelidade da Latam, informe o número de CPF, para acumular pontos.
  • Finalize o processo e aguarde que o cartão de embarque seja impresso.
  • Caso você tenha bagagem extra para despachar, dirija-se ao balcão responsável. Em alguns aeroportos, é oferecido o serviço expresso e automatizado para envio de malas extras.
  • Caso você não tenha bagagem extra, dirija-se ao portão de embarque com o cartão de embarque em um documento oficial com foto.

Como fazer check-in presencialmente no balcão de atendimento?

 

  • Dirija-se ao balcão de Check-in com a documentação necessária para o embarque (documento com foto, CPF, número do localizador, número do programa de fidelidade – caso houver).
  • Apresente a documentação necessária para o funcionário responsável pelo atendimento.
  • Devido ao tamanho das filas, A Latam recomenda que o passageiro se apresente no aeroporto com 1h30 de antecedência, para voos nacionais, e com 3h de antecedência para voos internacionais.

 

check in latam

Como fazer o check-in online?

Para quem desejar um check-in mais prático, a Latam permite que ele seja feito online, através do site oficial da empresa. Para realizar o procedimento, basta seguir essas instruções.

  • Entre no site oficial da Latam e escolha a opção “realizar check-in online”.
  • Você será redirecionado para uma página, onde será necessário realizar login. Caso não tenha, é necessário realizar um cadastro.
  • Informe o número localizador, número do documento e número do programa de fidelidade, caso tenha.
  • Você receberá um e-mail com o cartão do embarque. Salve em seu smartphone ou, caso desejar, imprima e apresente no momento do embarque.

Posso fazer pelo app?

Quem opta por viajar com a Latam também tem a opção de fazer check-in via aplicativo, basta seguir o seguinte passo a passo:

  • Baixe o aplicativo, disponível para Android e IOS.
  • Selecione a opção check-in no menu lateral.
  • Informe o número do localizador e o seu sobrenome.
  • Siga as orientações e finalize a verificação.
  • Salve o cartão de embarque em seu smartphone.

O que fazer se o meu check-in der errado?

Caso haja algum erro na hora de realizar o check-in, a Latam permite que ele seja cancelado e que um novo seja feito. Para isso, basta efetuar o cancelamento online ou via telefone, com pelo menos uma hora de antecedência, em voos nacionais e, duas horas de antecedência, em voos internacionais.

Após o cancelamento, é possível que uma nova viagem seja marca ou que o reembolso seja solicitado. Caso haja necessidade de alterar alguma informação, sem a realização do cancelamento, é preciso entrar em contato com a empresa.

Você também vai gostar

Posted in: passagens

Leave a Comment