Cuidados na hora de fazer aluguel por temporada: Veja dicas do especialista!

Cuidados na hora de fazer aluguel por temporada: Veja dicas do especialista!

Quer fazer aluguel por temporada ? Então saiba quais os cuidados que você precisa tomar para não ter dores de cabeças.

Chega época de férias, seja no meio ou final do ano, e muita gente decide fazer aluguel de temporada de imóveis para ganhar um dinheiro extra. Acontece que em muitos casos, isso é sinônimo de dores de cabeça para o proprietário e condôminos. Além disso, muitas vezes os locatários acabam tendo problemas. Veja as dicas que separamos sobre como tornar esse processo mais tranquilo para todas as partes envolvidas.

Verifique as normas internas do seu condomínio

Antes de pensar em fazer aluguel de temporada, verifique as normas internas do seu condomínio. Em teoria, não se pode proibir o proprietário de um imóvel de locá-lo por temporadas.

Mas, os advogados Sergio Sender e Amanda Sender, sócios do escritório Sender Advogados Associados, que são especializados em direito imobiliário. ressaltam que a Lei de Condomínios e o Código Civil deixam claro que o imóvel precisa ser utilizado conforme as destinações do edifício, de maneira que isso não prejudique o sossego, segurança e salubridade do local.

Ou seja, se você alugar o seu apartamento para aquela galera que vai fazer festas todas as noites, deixar o hall sujo ou até mesmo fazer bagunça no elevador, pode ter certeza que os outros moradores e a administração poderá te aplicar alguma multa.

Sempre faça um contrato

Com toda a certeza você já ouviu falar daquele ditado popular “o seguro morreu de velho”. Pois é, ter um contrato é indispensável para quem deseja aluguel de temporada, pois, é esse documento que terá registrado as responsabilidades de cada parte.

Não importa se você está alugando o imóvel para o primo do seu amigo, o irmão da cunhada da sua tia, ou para um colega antigo de escola. Sempre, faça um contrato.

Amanda Sender ressalta que essa é a única maneira de evitar problemas em relação ao seu bem, e até mesmo a falta de pagamento da locação.

Cuidado com as multas

cuidados com aluguel de temporada

Ninguém gosta de pagar multa de condomínio, isso todo mundo sabe. Ao contrário do que muita gente pensa quem está locando não tem a responsabilidade de pagar multas durante o aluguel de temporada.

Ou seja, se a galera para quem você alugou fez muito barulho depois do horário estipulado no regime interno, e a administração emitiu uma multa, a responsabilidade é do proprietário. Isso mesmo, você terá que pagar o valor.

Amanda ressalta que o condomínio tem total direito de emitir multa em caso de perturbação, infrações contra a convenção estabelecida, e até mesmo em casos de afronta aos bons costumes do local. Inclusive, se as multas não resolverem, eles podem entrar com ação com pedido de tutela de urgência, para evitar esse tipo de locação.

Seja um anfitrião presente

Uma das maiores reclamações quando o assunto é aluguel de temporada é que, geralmente, o proprietário do imóvel faz o aluguel e simplesmente deixa tudo abandonado. Quem locou fica sem qualquer suporte sobre as regras do local e os vizinhos também não tem quem contatar caso haja algum problema.

Esse tipo de atitude é extremamente negativa, e pode gerar uma série de problemas. Se você está locando o seu espaço, então nada mais justo do que se mostrar um anfitrião presente.

Os inquilinos temporários precisam saber que você estará ali para o que precisarem. E os outros moradores do condomínio também tem de ter alguém a quem recorrer caso tenham algum dos problemas que a gente já citou.

Informe a administração

Não existe uma lei que obrigue os proprietários a informarem que estão alugando o apartamento. Mas, se você vai fazer o aluguel de temporada, o indicado é que você avise a administração e até mesmo seus vizinhos.

Afinal, eles terão pessoas desconhecidas transitando pelos espaços comuns. Inclusive, em alguns condomínios, essa identificação é obrigatória para a portaria dar acesso a essas pessoas.

Então, não esqueça de comunicar o síndico, e até mesmo passe telefones de contato para caso haja algum problema.

Respeito acima de tudo

Quem é solteiro sabe que às vezes é bem difícil se inserir em uma comunidade dentro do condomínio. Não vale à pena colocar um convívio sadio e respeitoso em jogo, por conta de alguns locatários que fazem o aluguel de temporada.

Se você quer alugar o seu imóvel, é importante deixar claro para quem quais são as regras do espaço. Se o seu condomínio não permite, por exemplo, festas nos apartamentos, deixe isso claro para a pessoa que deseja alugar o seu imóvel.

Inclusive, os especialistas indicam que você registre isso no contrato de aluguel de temporada, até mesmo para ter mais segurança. É aquela velha regra, não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem para você.

Concluindo caros leitores, é preciso cuidado ao fazer aluguel de temporada, para que ninguém tenha problemas. Se tiver alguma dúvida mande para a gente pelos comentários!!

 

Você também vai gostar

Posted in: Dicas
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Comment

wholesale jerseys cheap