Como perder o medo de avião: Veja dicas que podem te ajudar!

Como perder o medo de avião: Veja dicas que podem te ajudar!

O avião, apesar de ser o transporte mais seguro de todos (descartando o elevador), pode causar muito medo nas pessoas. O fato de estar no ar as vezes não oferece a sensação de muita segurança. As chances mínimas de sobrevivência se o avião cair também não ajudam muito na coragem. Tem gente que tem tanto medo que evita ao máximo viajar pelo meio de transporte. Só que tem hora que não dá para evitar: entrar em um avião é completamente necessário. Por isso preparamos esse texto sobre como perder o medo de avião? Confira!

Então, como perder o medo de avião?

Se no seu caso for realmente medo, há algumas coisas que são possíveis de serem feitas. Distrações, métodos de treinar seu psicológico e driblar seu pavor podem ajudar. No casos de reais fobias, é mais difícil porque o medo é maior e pode impedir de você conseguir viajar de avião, causando ataques de ansiedade e de pânico. Nesses casos é indicado um tratamento psicológico, como a psicoterapia. Eles geralmente ajudam através de um aprendizado que estabelece novas respostas mediante o estímulo que causava medo.

Dicas de como perder o medo de avião

erder o medo de avião, é um trabalho de você com você mesmo. É necessário conversar consigo para controlar da onde vem esse medo e descobrir o que ajuda a amenizá-lo.

Busque informações

Saber exatamente onde você está viajando e como funciona o processo pode ajudar. Se informe sobre as leis da física que sustentam o avião. É importante saber o básico de como o avião responde no ar para não se preocupar e ter medo o tempo todo:

Os motores diminuem durante a viagem as vezes. Isso não significa que a turbina parou.

A asa do avião balança mesmo. Isso não significa que está se soltando.

Turbulências podem acontecer pela mudança de temperatura, pressão ou velocidade ao passar por dentro de uma nuvem. Isso não significa que vai cair a qualquer momento.

Se prepare para a viagem

Use roupas confortáveis e tenha os documentos necessários para a viagem organizados. Chegue com um tempinho de sobra para que sua ansiedade não ataque por imprevistos que possam surgir. Ande pelo aeroporto, veja as aeronaves para saber onde você está e se sentir mais segura. Se tiver alguém disponível, peça para um amigo lhe acompanhar na espera. Porque as vezes o fato de esperar sozinha muito tempo pode desencadear uma crise.

Sente no corredor

Sentar no corredor te dará mais facilidade de levantar e sair caso se sinta muita inquieta. Também te afasta da janela, pois ficar olhando para o céu e o quanto você está longe da terra, pode piorar seu medo.

Mastigue chicletes

Outra coisa que pode acontecer durante o vôo e causar certo desespero é a pressão que a viagem de avião causa nos ouvidos e na cabeça. Algumas pessoas sentem muito e o ouvido passa a doer. Para que isso não te assuste e cause uma crise de medo, mastigue um chicletes, ele irá te ajudar a aliviar a pressão.

Como perder o medo de avião

Converse no avião

Converse com as pessoas que estiverem ao seu redor sobre seu medo. Não fique receosa de contar. Falar sobre te distrai de realmente sentir o medo. Elas ainda podem engatar uma conversa, contar sobre suas experiências seguras no avião – tudo isso ajuda a te acalmar. Saber da vivência do outro com bons resultados faz nossa mente crer que estamos viajando com uma pessoa que só teve viagens seguras – e por isso – acreditar que a sua viagem também será. Converse também com as comissárias de bordo sobre isso. Eles são treinados para lidar com essas situações e possuem métodos que irão te acalmar. Assim quando você sentir medo por algo que pareça estranho, elas poderão te explicar o que aconteceu para que você não fique assustada.

Se distraia

Há muitos métodos para distrair nossa mente e tirar o medo do foco. Além de se distrair conversando com as pessoas, você pode:

  • Ler um bom livro, revistas;
  • Ouvir música;
  • Escrever;
  • Jogar um joguinho;
  • Faça palavras cruzadas;

É seguro viajar de avião

Quando o medo começar a bater muito forte, sempre lembre-se que é seguro viajar de avião. Converse com você mesma e se for preciso, repita isso várias vezes. Se te ajudar, fale para outra pessoa te falar. As vezes ouvir de outra pessoa faz com que nossa mente acredite mais do que vindo de nós mesmos.

Separe medo de perigo

Fale para você mesma que não é porque você está sentindo medo que você está em perigo. O corpo, em uma crise, pode reagir da mesma forma. Mas treine sua mente para separar e te lembrar que não é porque você está com medo, que sua viagem é de risco.

Não se concentre em problemas durante o vôo

Evite ficar imaginando possíveis ocorrências que possam acontecer de ruim durante o vôo. Ficar pensando o tempo todo no que pode acontecer estimula crises de medo. Então a melhor forma de não ficar pensando nisso, é se distrair.

Descubra os gatilhos da ansiedade

Se a crise acontecer do mesmo jeito, preste atenção no que causou esse medo absurdo. Foi uma turbulência? Foi o pouso? Foi alguém? Sabendo o que desencadeou a crise é mais fácil saber como lidar com ela. Assim você pode treinar sua mente para da próxima vez te lembrar que aquilo não é perigoso.

Respire bem

Por toda a viagem, preste atenção na sua respiração. Respirar de forma tranquila (as vezes até ir contando) pode ajudar muitas pessoas a evitar o medo. Métodos de respiração são um dos melhores no combate a ataques de ansiedade. Consequentemente, ajudam como perder o medo de avião pois nos sentimos mais seguros, confiantes e com controle sobre nosso corpo.

E aí? Gostou das nossas dicas de como perder o medo de avião? Deixe seu comentário!

 

 

Você também vai gostar

Posted in: Dicas
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Comment