Agendamento passaporte: saiba como fazer, quais documentos levar e o quanto pagar

Agendamento passaporte: saiba como fazer, quais documentos levar e o quanto pagar

Se você está planejando uma viagem para fora do país, a primeira providência que deve tomar é tirar o seu passaporte, caso ainda não o tenha. Para isso, é preciso fazer o agendamento passaporte na Polícia Federal.

Nos tópicos a seguir você vai aprender o passo a passo de fazer o agendamento passaporte para tirar o seu documento e ter passe livre para conhecer qualquer lugar do planeta. Confira e preste bem atenção nas informações reveladas!

Como fazer o agendamento passaporte?

Para fazer o agendamento para o pedido do passaporte, você precisa fazer uma série de outras coisas antes. Primeiro é necessário já deixar os documentos necessários organizados, preencher um formulário no site da Polícia Federal, pagar a taxa de emissão do passaporte.

Aí, você vai marcar também no site o agendamento para ser atendido na PF, ir na data marca na sede da Polícia Federal escolhida no momento do agendamento, apresentar os documentos, a guia paga e tudo mais. Depois disso, o atendente da PF vai definir uma data para você buscar o seu passaporte.

Normalmente, isso tudo é bem rápido, demora cerca de 15 dias, mas para evitar problemas, o ideal é fazer a retirada do passaporte com bastante antecedência.

 passaporte carimbado

Quais são os documentos necessários?

Alguns documentos são essenciais para a retirada do passaporte. O documento de identidade, o CPF, a Certidão de Casamento, se for casado e a de Naturalização, se você for naturalizado.

Como documento de identidade, vale a Carteira Nacional de Habilitação, o RG, a Carteira de Trabalho e Previdência Social e até o seu passaporte anterior, caso o tenha.

Além desses documentos, é preciso ter uma foto própria para o passaporte, que será tirada na sede da Polícia Federal. Por isso, vá com roupas adequadas para isso. No caso de crianças, a foto pode ser tirada antes no tamanho 5 x7, colorida, com fundo branco.

Você também precisa levar a guia paga. Os homens não precisam levar o comprovante de participação no serviço militar, mas precisam estar em dia com essa obrigação, porque ela é analisada lá direto no posto da PF. Homens e mulheres maiores de 18 anos também precisam estar regulares com as obrigações eleitorais, que também serão avaliadas no momento do atendimento.

Como consultar o agendamento passaporte? 

Depois de fazer o agendamento pelo site, você precisa ficar atento, guardar essa data e horário, porque se perder a chance, é preciso fazer um novo agendamento e isso pode demorar alguns bons dias ou semanas.

O ideal é que você tenha essa data e horário guardado com você, mas é possível consultar pelo próprio site da Polícia Federal na parte de Consultar/Cancelar agendamento no site da Divisão de Passaporte.

agendamento passaporte fachada

 

Qual é a taxa? 

A taxa de passaporte atual custa R$ 257,25 reais. Se você for pedir um passaporte de emergência que é feito em poucos dias, esse valor sobe para R$ 334,42 reais.

A taxa é uma GRU que é paga em qualquer banco, lotérica, enfim, até pelo aplicativo do seu celular ou outro meio da sua preferência.

Agendamento passaporte familiar

O agendamento para toda a sua família funciona da mesma forma que o agendamento individual. A diferença é que na hora do cadastro você vai pedir o agendamento familiar e informar quantas e quais pessoas vão participar desse pedido em conjunto.

É bem simples mesmo retirar o passaporte. O site da Polícia Federal é de fácil usabilidade e as informações estão bem claras. Basta fazer o agendamento, organizar os documentos, ir até a sede da PF na hora e data marcada, aguardar a avaliação e depois voltar lá para pegar o seu passaporte. Isso, claro, sem esquecer de pagar a guia. Sem o pagamento dela, é impossível retirar o passaporte.

É bom lembrar que para viajar a alguns países é preciso além do passaporte que a pessoa tenha visto, como caso da Europa e dos Estados Unidos. Se você for para algum país que exija esse outro documento, também procure emitir com certa antecedência. Existem muitos casos de vistos negados, ainda mais no atual momento político mundial com milhares de refugiados espalhados pelo mundo.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito do agendamento passaporte, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você também vai gostar

Posted in: Dicas
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Comment