Serra do Cipó: Descubra o que fazer nesse paraíso natural de Minas Gerais!

Serra do Cipó: Descubra o que fazer nesse paraíso natural de Minas Gerais!

Apesar de ser ainda desconhecido por muitos, a Serra do Cipó é um dos destinos mais visitados no estado de Minas Gerais. Por conta das incríveis belezas naturais presentes nesse distrito, o local é ponto turístico o ano inteiro, sem essa de alta ou baixa temporada.

Nos tópicos a seguir você vai saber onde fica exatamente a Serra do Cipó, os seus atrativos e outras informações relevantes para quem quiser visitar esse lindo lugar de um dos estados mais bonitos do Brasil. Confira!

Onde é a Serra do Cipó?

A Serrá do Cipó fica na região central de Minas Gerais, bem perto de Belo Horizonte, capital do estado. É um distrito de uma cidade chamada de Santana do Riacho e tem apenas 1941 habitantes, de acordo com o último censo que passou por lá.

Por ser um distrito bem pequeno, com poucas pessoas e super hospitaleiro, a Serra do Cipó virou um verdadeiro refúgio para os habitantes da capital mineira e de outras cidades grandes de Minas Gerais. Um local simples, bonito e recheado de natureza.

🌳🌳🌳 LEIA MAIS CONTEÚDO: No texto sobre o Pico da Neblina!!

O que fazer? / atrativos

Por ser um distrito bem pequeno, a Serra do Cipó não tem muitas opções de lazer noturno, como bares e restaurantes diversos. Você vai encontrar um ou outro que ofereça uma comida gostosa e bem mineira para você se deliciar antes de dormir.

O verdadeiro atrativo da Serra do Cipó ocorre durante o dia. As cachoeiras e toda a beleza natural espalhada pelo distrito é o que chamam a atenção dos turistas que querem visitar esse paraíso em Minas Gerais.

São muitas cachoeiras, com os desenhos e formatos mais diferentes possíveis. Entre as mais conhecidas estão a cachoeira Grande, a da Farofa, a Véu de Noiva, a da Capivara, das Andorinhas e o lindo e aventureiro Poço do Chapéu.

São mais de 60 cachoeiras espalhadas no entorno do distrito e também do município. Logo, se você quiser conhecer todas, vai ter que ficar hospedado na Serra do Cipó por alguns meses.

Além de visitar as cachoeiras, os esportes radicais e naturais também são muito procurados no distrito. Pessoas fazem rapel, rafting, tirolesa, trilhas diversas, visitam canyons espalhados pela Serra do Cipó, escalada e outros atrativos para quem adora uma aventura na natureza.

serra do cipo

serra do cipó

Tempo

Existe a época chuvosa e a seca na Serra do Cipó. Para visitar, conhecer as cachoeiras e praticar os esportes radicais, o melhor é ir na época da seca que vai de maio até setembro. Entre dezembro e março chove muito, por isso evite ir nesse período, porque sua viagem não vai ser legal.

No período de seca, o tempo é ótimo. Normalmente faz um calor durante o dia, muito bom para você visitar as cachoeiras, tomar aquele banho gelado nas águas naturais e, à noite, fica mais frio, ideal para dormir bem juntinho da pessoa que você ama.

🌳🌳🌳 Conhece Lavras Novas? CLIQUE AQUI e saiba mais!!

Mapa

As cachoeiras da Serra do Cipó ficam um pouco distantes do centro do distrito, por isso o ideal é você ir de carro para poder aproveitar melhor cada um dos lugares.

O mapa das cachoeiras mostra que umas são bem distantes das outras. Tem um lugar com várias cachoeiras, aí você precisa ir para outra região para conhecer outra lista de cachoeiras.

É possível você encontrar o mapa desenhado e bem definido com todas as cachoeiras e atrativos naturais da Serra do Cipó no próprio hotel que você for ficar. No Google Maps, o mapa também está bem atualizado, o que ajuda bastante.

serra do cipó

serra do cipó

Véu de Noiva

A cachoeira Véu de Noiva é sempre a mais famosa da cidade que você for conhecer e que tenha essa cachoeira. Na Serra do Cipó, especificamente, é uma linda cachoeira, com uma grande queda d’água que você vai adorar e tirar lindas fotos.

Ela tem um poço também bem largo, ótimo para tomar banho, como se fosse uma piscina natural de água bem gelada.

Restaurantes da Serra do Cipó

Esse é talvez o principal problema da Serra do Cipó. Você não tem muitas opções noturnas por lá, mas as que exitem são muito boas. Tem o Bon Appetit Bistrô, o Juju Gastrô, o tradicional Panela de Pedra e alguns outros menos conhecidos, mas também com uma comida bem gostosa.

Pousadas baratas

Existe uma boa variedade de pousadas na Serra do Cipó e boa parte delas tem um preço bem em conta. O melhor é que a maioria fica no centro do distrito, o que facilita a locomoção durante a parte da noite, que você vai visitar os bares e restaurantes.

Você pode buscar no Booking as pousadas com preços mais baratos. É possível encontrar algumas com valores de 100 reais a diária ou até menos que isso, a depender da época do ano que for visitar a Serra do Cipó.

Se tiver gostado deste texto sobre a Serra do Cipó, compartilhe-o com seus amigos e amigas nas suas redes sociais!

Você também vai gostar

Posted in: Destinos
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Leave a Comment