Pico da Neblina: Conheça esse lugar inesquecível e fique por dentro de suas características!

Pico da Neblina: Conheça esse lugar inesquecível e fique por dentro de suas características!

Se você é adepto do turismo de aventura, com certeza, tem muita vontade de conhecer e encarar o gigante Pico da Neblina, o maior do país. Porém, para fazer isso não é tão simples e nem é possível atualmente. Desde 2002 que o local é proibido de receber turistas por conta de uma ação judicial.

Porém, não fique triste, porque isso deve estar mudando. Existe uma movimentação dos órgãos reguladores para que o parque do Pico da Neblina volte a receber turistas, sempre acompanhados de pessoas da tribo yanomami.

Nos tópicos a seguir você vai ter todas as informações referentes ao turismo no Pico da Neblina. Confira essa viagem inesquecível!!

Onde é o pico da neblina?

O Pico da Neblina fica no extremo norte do Brasil, no estado de Amazonas, quase em Roraima. Inclusive é possível observar e chegar na montanha pelo estado de Roraima, por conta da proximidade.

O pico fica na chamada Serra do Imeri e seu ponto mais alto chega aos 2995 metros de altitude. É muito alto mesmo.

É uma montanha?

Sim, o Pico da Neblina é a maior montanha existente no Brasil. É uma pedra super engrime, gigantesca e que a sua parte superior quase sempre fica tampada por uma neblina, por isso o nome escolhido para essa pedra.

O Parque Nacional do Pico da Neblina, cuidado pelos índios yanomami, fica na cidade de Santa Isabel do Rio Negro e o Pico da Neblina também tem uma grande parte que fica na Venezuela.

pico da montanha

🌄🌄🌄 LEIA MAIS CONTEÚDO: Sobre as maravilhas do Jalapão!

Altitude

A principal característica do Pico da Neblina é a sua gigantesca altitude de quase 3 mil metros, mais precisamente 2995,30 metros. É o ponto mais alto do Brasil e um dos mais altos de toda a América Latina.

Ele está localizado no Planalto das Guianas, bem colado ao Rio Negro, um dos principais da Amazônia e tem uma vegetação bem fechada, de floresta equatorial mesmo na parte mais baixa da pedra. Com o aumento da altitude, a vegetação diminui e fica bem rasteira nos pontos mais altos.

Tempo

Essa é uma questão muito importante para quem deseja desbravar o Pico da Neblina. Lá o tempo é muito chuvoso, chove, praticamente, o dia e a noite inteira. Por isso, é preciso ter equipamentos e roupas próprias para enfrentar essa umidade extrema.

Além da questão da chuva, você vai encontrar diversas dificuldades. A parte debaixo, no rio, é quente, já a subida na montanha vai deixando o ar cada vez mais frio.

Além disso, você também vai enfrentar muita lama, passar em alguns lugares de barcos, uma quantidade excessiva de mosquitos, sendo necessário tomar vacinas e outros cuidados específicos, entre outras questões bem importantes para quem vai visitar o Pico da Neblina.

pico da neblina

Trilha no pico da neblina

A trilha é bem complicada, não é nada simples chegar ao topo do Pico da Neblina. É para quem, realmente, gosta de aventura. Primeiro porque você vai ter que fazer uma viagem até chegar lá.

A primeira atitude é pegar uma embarcação que vá te deixar na cidade de São Gabriel da Cachoeira. De lá, você precisa tirar uma liberação do Ibama para entrar no parque, além de contratar um guia experiente, normalmente um índio yanomami, que conhece tudo do local e vai te levar com segurança até o topo do Pico da Neblina.

Outros detalhes precisam ser providenciados, como o aluguel de um barco, comida e água para uns 10 dias e um carro com tração 4 por 4 para usar em partes específicas da trilha. Até chegar à base do Pico da Neblina, você demora cerca de 3 dias. A trilha não é das melhores, muitas vezes o uso do facão é recorrente para cortar galhos e conseguir passar.

Todo o caminho, inclusive após chegar à base do Pico da Neblina, tem bastante lama. Muito por conta das chuvas excessivas da região. Porém, depois que você chega nessa parte fica mais simples, e em cinco ou seis horas consegue ir até o topo da montanha, onde está cravada a bandeira do Brasil.

🌄🌄🌄Gosta de trilhas? Conheça LAVRAS NOVAS e o que você pode fazer por lá!!

Expedição

Como já foi dito, está proibida a visitação ao Pico da Neblina pelo lado brasileiro. Porém, ano que vem isso deve mudar e as pessoas vão poder voltar a conhecer um dos lugares mais lindos do Brasil.

Existem algumas expedições próprias para o Pico da Neblina, como a feita pela empresa Cia Eco, uma das principais do país que fazem essa viagem.

Se tiver gostado deste texto sobre o Pico da Neblina, compartilhe-o com seus amigos e amigas aventureiras.

Você também vai gostar

Posted in: Destinos
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Comment