Parintins: Conheça mais sobre essa cidade tão pouco conhecida, mas tão rica em belezas e histórias

Parintins: Conheça mais sobre essa cidade tão pouco conhecida, mas tão rica em belezas e histórias

Você já pensou em quantos lugares diferentes há para visitar nesse Brasil enorme? Muito do turismo é focado apenas em grandes capitais brasileiras. Mas fique sabendo que em todos os cantos há algo para se ver e se encantar. E Parintins é um deles!

Localizada no estado do Amazonas, o município é um mergulho em uma cultura pouco divulgada, mas que com certeza vai arrancar muitos suspiros de você!

Além da beleza evidente na cidade, o turismo mais forte de lá fica por conta do mês de junho com muita música e cultura das boas. Vem conhecer um pouco mais.

Como chegar

Para chegar em Parintins há duas formas principais: de avião ou de barco. A escolha varia conforme o orçamento disponível para a viagem e o tempo. Dessa maneira, para viagens de avião você consegue embarcar em voos diretos de Manaus a Parintins. Esses voos duram em torno de 1 hora e 40 minutos. Enquanto a viagem de barco demora de 8 a 24 horas (sim, a viagem é bem demorada!). Os barcos saem geralmente do porto da Manaus Moderna, e você pode comprar a passagem no próprio guichê ou com os proprietários dos barcos. Parece uma opção ruim, mas é ideal para quem também quer apreciar um trajeto diferente e apreciar uma bela vista. Eventualmente, há uma opção menos utilizada: a lancha a jato, com uma viagem de 6 a 8 horas.

Festival de Parintins

O ponto alto de turismo da cidade é o Festival de Parintins. É nele que é celebrado a festa de Bumbá Meu Boi, com uma programação extensa fazendo com que o Festival seja uma das maiores festas populares do Brasil.

O evento ocorre por 3 dias com apresentação de histórias e lendas da população ribeirinha e da floresta. Com muita música, a festa chega a ter 5 mil pessoas. Elas se apresentam durante todos os dias e recebem um público total de 35 mil pessoas. O público fica encantado com danças indígenas, folclóricas e manifestações populares incríveis. A melhor parte são as apresentações dos bumbás Garantido e Caprichoso.

Para participar do Festival você pode comprar seu ticket pela internet, no site do festival. O link é o www.festivaldeparintins.com.br/compre-seu-ingresso/. O valor varia conforme o lugar que você opta para assistir o evento. Você pode escolher entre: arquibancada central, arquibancada especial, cadeira tipo 1 e cadeira tipo 2. Também vai variar se você deseja comprar para apenas um dia, com pacotes mais em conta para os 3 dias. Outra variável ainda é de acordo com a data: os primeiros dias possuem valores mais altos e o último mais baixo. Os valores de dias individuais variam de R$180 a R$450.

Outra forma de comprar o seu ingresso é já fechar um pacote completo (aéreo ou fluvial) com uma agência. Assim você já consegue pagar um valor apenas que já vale para os ingressos, transporte e estadia.


Leia também sobre: Bumba meu boi


Parintins 2018

O Festival de Parintins de 2018 será realizado do dia 29 de junho a 1 de julho. Então corre que ainda dá tempo de embarcar nesse evento cheio de cultura e diversão!

Onde ficar?

Se você optar por pacotes, provavelmente já terá onde ficar incluso. Mas caso não tenha, não há muitas opções de hospedagem em Parintins. Os hotéis mais conhecidos são: o Amazon River Resort, Avenida, Palace, Amazonas e Brito e Pérola. Porém, as reservas precisam ser feitas com antecedência se você quiser ir para o Festival. Certamente as disputas por hotéis são enormes. Mas além disso, durante o evento há ainda opções de se hospedar em quartos de moradores mesmo. O valor fica mais em conta, porém você não tem tanto luxo.

O que fazer em Parintins?

Além do grande Festival de Parintins, a cidade carrega lindos rios/lagos e pontos turísticos maravilhosos! Confira uma lista do que ver no município:

  • Construções e arquitetura: vale a pena passar pela Catedral de Nossa Senhora do Carmo, a Praça do Comunas, Praça do Cristo Redentor e Igreja do Sagrado Coração de Jesus. São passeios simples com lindas vistas.
  • Artesanato regional e indígena: por onde andar na cidade será encantado por artesanatos da região confeccionados com raízes de árvores, palha, juta, penas e outros materiais naturais. Vale a pena olhar e levar como lembrança.
  • Bumbódromo de Parintins: caso você não vá na cidade em época do Festival, precisa colocar na lista o palco do evento. É um anfiteatro no formato de uma cabeça de boi estilizada que permite boas histórias e fotos.
  • Lagos e rios: não tem como ir para Parintins e não conferir de perto a beleza de suas águas. Coloque na lista a Orla do Rio Amazonas, Lagoa da Francesa, Rio Uaicurapá, Lago Macuricanã e Serra de Parintins.
  • Vistas e sons: apesar dos lugares acima serem ótimos para curtir uma vista incrível, você precisa ir no Balneário Cantagalo e Chapão. Ambos oferecem um pôr do sol incrível e disponibilizam lugares para curtir um som.
  • Passeios: que tal passear em triciclos super decorados pela cidade? É uma ótima forma de conhecer o lugar com descontração e beleza. Também não deixe de visitar os currais dos bois, que têm ensaios e é o lugar de criação das fantasias e alegorias da apresentação do Bumbá.

Curtiu? Parintins tem realmente muita história para se contar e viver. Por isso compartilhe com seus amigos esse post. Assim eles vão saber mais sobre esse lugar cheio de energia e folclore! E quem sabe você não visita lá da próxima?

Você também vai gostar

Posted in: Destinos
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Comment