Olinda: Conheça a história dessa incrível cidade e o que fazer por lá. Monte seu itinerário! 🌴

Olinda: Conheça a história dessa incrível cidade e o que fazer por lá. Monte seu itinerário! 🌴

O Brasil é recheado de maravilhosos lugares, com uma história incrível e belezas naturais surpreendentes. Um desses locais é Olinda, cidade na região metropolitana de Recife que já foi capital do estado e hoje é um dos principais municípios de todo o nordeste.

Olinda, como o próprio nome já diz, é linda e respira cultura, festa, carnaval e resistência. Nos tópicos a seguir você vai conhecer um pouco mais sobre a história desse importante cidade brasileira. Confira!

Qual a história de Olinda?

Olinda foi a principal cidade de Pernambuco por centenas de anos, até Recife se tornar a capital do estado. Ela era um município muito bem localizado, com saída para o mar, que tinha um valor econômico muito forte para a época do Brasil colonial.

Olinda teve uma parte muito importante da história do Brasil que foi a invasão dos holandeses que tomaram a cidade para eles e transformaram toda a arquitetura e estilo da cidade pernambucana em algo bem parecido com o estilo holandês da época.

A cidade era até considerada mais desenvolvida do que as outras do país, por conta dessa forma diferente de governar dos holandeses que eram muito mais progressistas que os portugueses.

A partir daí, toda a história de Olinda se faz em torno desse desenvolvimento, desse progresso, em uma cidade muita alta, com muitos morros e um mar lindo à frente que hoje está sofrendo por conta da poluição.

vista da cidade

O que fazer na cidade?

Apesar de ser uma cidade importante historicamente para o Brasil, Olinda parou de crescer e continuou um município bem pequeno. Conhecer a cidade é coisa rápida, de horas, você visita todos os monumentos e aspectos culturais. Se preferir, pode até contratar um guia local que em menos de 3 horas te mostra toda a parte do centro histórico da cidade.

Além de conhecer essa importante história de Olinda, a cidade respira cultura e carnaval. Por isso, em qualquer época do ano que você for para lá, vão ter maracatus, danças, enfim, festividades diversas para aproveitar.

A última dica de conhecer Olinda é ir aos bares e restaurantes, comer uma boa carne de sol com mandioca cozida que é a especialidade não só da cidade, mas de todo o nordeste.

Quais são os pontos turísticos de Olinda?

As ruas do centro histórico de Olinda são os verdadeiros pontos turísticos de lá. Você vai passar por diversas casas históricas e outras que se tornaram história há pouco tempo, como a casa do cantor Alceu Valença.

Lá, você vai poder visitar a Igreja do Carmo, a Basílica de São Bento, o Convento de São Francisco e o famoso Alto da Sé que é o lugar mais lindo de Olinda. Lá de cima, depois de subir um belo de um morro, você vai ter a vista de toda Olinda e também de Recife. É muito bonito mesmo, uma vista incrível, ideal para tirar várias fotos.

Nesse local do Alto da Sé também tem feirinhas de artesanato, roupa e comidas típicas com música regional e tudo que tem direito no lindo e cultural nordeste brasileiro.

Quais os melhores hotéis? 

O ideal é que você passe apenas um dia em Olinda, porque é o bastante para conhecer lá e poder ir para outros lugares legais de Pernambuco. A não ser que você fique durante o carnaval que aí sim merece os cinco dias de festa.

Entre os principais hotéis de Olinda estão o incrível Hotel Costeiro Olinda com piscina e todo o luxo que você tem direito e o hotel 7 Colinas que também está no mesmo nível.

Se preferir, há opções mais baratas, como o Mameluco Hostel e o Luar de Olinda, duas pequenas pousadas, baratas, com pouco luxo, mas aconchegantes.

Olinda no carnaval

E melhores restaurantes de Olinda?

Olinda é uma cidade bem pequena, então não há muitas opções de bares e restaurantes. O mais famosos de lá ficam no alto da Sé e são mais abertos na hora do almoço que é quando as pessoas visitam essa parte alta da cidade histórica.

Você pode conhecer a Casa de Noca, a Oficina do Sabor, o Patuá, a Dona Massa e também os bares e botecos que estão espalhados por boa parte da cidade.

Como é o Carnaval?

O carnaval em Olinda é maravilhoso, uma experiência única que todo ser humano que gosta dessa festa deveria ter. Além dos tradicionais bonecos, existem batuques de maracatu, marchinhas, carnaval de rua mesmo, junto com as pessoas, crianças, jovens, mais velhos, enfim, uma verdadeira ode à vida.

Passagens para Olinda

O aeroporto mais próximo de Olina é o de Recife. Então, o melhor é você ir para a capital pernambucana e de lá pegar um ônibus ou até um Uber ou táxi até Olinda. Fica barato, porque é bem pertinho mesmo, só atravessa uma ponte e você já está em Olinda.

Se tiver gostado deste texto com dicas sobre Olinda, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Você também vai gostar

Posted in: Destinos
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Comment