Jalapão: Descubra os encantos deste pequeno paraíso!

Jalapão: Descubra os encantos deste pequeno paraíso!

Que o Brasil é abençoado por Deus e bonito por natureza todo mundo já sabe, o problema é que a maioria das pessoas visitam sempre os mesmos e lugares e esquecem que tem muito mais a ser explorado pela terra tupiniquim. O litoral nordestino é lindo, as chapadas maravilhosas, Minas Gerais tem montanhas deslumbrantes, o Pantal e Bonito precisam sim ser conhecidos, mas você precisa sair do lugar-comum e conhecer o Jalapão.

O Jalapão é incrível, é razoavelmente fácil de se chegar e você vai adorar conhecer mais um desses paraísos escondidos no interior do Brasil. Nos próximos tópicos, conheça tudo sobre este paraíso e já separe as roupas para colocar na mala!

Localização de Jalapão

O Jalapão tem ficado mais conhecido nos últimos meses por conta da novela da Globo, O Outro Lado do Paraíso, que se passa no estado de Tocantins e tem algumas cenas nesse paraíso do cerrado. Ou seja, fica em Tocantins, bem próximo de Palmas, a capital do estado.

Perto deste há outros dois parques também incríveis que são o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins. Quando for visitar a região, conheça tudo, porque não vai se arrepender.

Jalapão: lagoas

Como chegar?

Para chegar ao Jalapão você precisa pegar um voo para Palmas e depois de lá ir de carro para o parque. Da capital até lá são cerca de 220 quilômetros.

Porém, por ser estrada de terra, o melhor é não arriscar a alugar ou ir em um táxi que seja um veículo com tração nas quatro rodas. O risco de ir com um carro comum é muito alto, capaz das empresas de aluguel nem alugarem o carro, caso descubram que sua intenção é ir para lá.

Por isso, ao visitar a região vá preparado para pagar pelo aluguel de um carro 4×4. A melhor opção é alugar mesmo, porque você vai ter mais liberdade para poder conhecer o local como deve ser, além de poder visitar os parques vizinhos.

Também é possível ir até Palmas de carro ou de ônibus, mas tudo vai depender da distância que você estiver da capital do Tocantins.

O que conhecer?

O Jalapão é um parque natural, então as pessoas vão lá para conhecer as belezas da natureza, do cerrado brasileiro que ainda não foi destruído por plantações de soja e criação de gado. O parque é completamente protegido de devastação e desmatamento, por isso é muito bonito e representativo para aquela região.

Além da linda paisagem como um todo, você vai ver vegetações incrível, flores maravilhosas, lagos  e cachoeiras sensacionais e alguns animais silvestres bem interessantes.

O primeiro lugar que você precisa conhecer é exatamente o Parque Estadual do Jalapão que tem trilhas maravilhosas que te levam para cachoeiras e lagos sensacionais. Alguns exemplos são a Cachoeira da Velha, que tem 20 metros de queda, a maior do lugar é a Cachoeira do Formiga, com quedas menores, mas maravilhosa para se banhar.

O lugar mais famoso são os fervedouros. Um poço de água borbulhando que as pessoas ficam lá dentro relaxando e curtindo aquele lindo ambiente. Você também pode caminhar pelas dunas, que rendem excelentes fotos e praticar esportes radicais, como o rafting nas lindas cachoeiras.

Não se esqueça também de curtir o maravilhoso por do sol na Pedra Furada. É incrível, você vai amar tanto que não vai querer voltar de lá.

Jalapão queda d'água

Pacotes para Jalapão

Diversas empresas e agências de turismo, inclusive de Palmas, oferecem pacotes para o Jalapão. Você pode comprar já aqui pela internet ou em alguma agência da sua cidade ou ir para Palmas e negociar lá a viagem. Essa última opção é ótima para quem quer economizar dinheiro, porque existem muitas opções de agências lá e você vai poder negociar preços melhores.

Caso queira tranquilidade e já chegar lá com tudo pronto, busque em agências da sua cidade ou em outras mais famosas como o Hotel Urbano, o Decolar e a CVC.

Hotel

Muitas pessoas têm dúvidas se existe hotel no Jalapão ou se lá é apenas um parque para se visitar. Lógico que não há hotel dentro do parque, mas sim nas oito cidades que rodeiam a entrada do parque. Por isso, você deve escolher uma delas e fazer a sua reserva. As opções de hotéis são variadas, mas não há nada luxuoso demais. Tem gente que, inclusive, fica em Palmas, por lá ter opções mais aconchegantes.

O mais conhecido entre todos os hotéis próximos à entrada é o Jalapão Ecolodge. É muito bonito, fica bem perto mesmo da entrada do parque, é um local místico, incrível, sagrado. O único problema é o valor da diária que é bem cara, pode chegar aos mil reais.

Além dele, existem outras opções mais em conta, só que em hotéis muito simples, nas cidadezinhas que rondam o Jalapão. Entre os principais estão a Pousada Buritis do Jalapão, a Pousada Santa Helena Jalapão e a Pousada Beira da Mata. Se quiser mais aventura, pode ficar no camping Korubo Safari que vai te oferecer uma experiência incrível.

Jalapão: pousada

Se tiver gostado deste texto sobre o Jalapão, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais!

Você também vai gostar

Posted in: Destinos
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Comment