Chapada dos Guimarães: Saiba como ir, onde ficar, os melhores roteiros e mais!

Chapada dos Guimarães: Saiba como ir, onde ficar, os melhores roteiros e mais!

Que o Brasil é um país de extensas e intensas belezas naturais, todo mundo já sabe. Ainda mais quando o assunto são as chapadas, aqueles parques gigantescos com muita floresta e montanha. Algumas são bem famosas, como a dos Veadeiros e a Diamantina, mas você conhece a Chapada dos Guimarães?

Neste texto, você vai saber tudo a respeito da Chapada dos Guimarães. Desde onde ela fica, até o que tem de bom para fazer lá. Confira nos próximos tópicos!

Onde fica a Chapada dos Guimarães?

chapada dos guimarrães

A Chapada dos Guimarães fica no centro do Brasil, bem no estado do Mato Grosso, rico pelo seu incrível cerrado, uma das principais biodiversidades do país. É também no cerrado que fica a maravilhosa Chapada dos Veadeiros, só que no estado de Goiás.

A Chapada dos Guimarães fica bem próxima à capital Cuiabá, apenas 70 km e com fácil acesso de carro. O local já foi muito preservado, com mais de 260 km² que áreas protegidas. Porém, com o avanço do agronegócio e a flexibilização do código florestal, hoje em dia a chapada é bem menor do que isso.

Como posso ir?

A melhor forma de chegar à Chapada dos Guimarães é pegar um avião até a capital Cuiabá e, de lá, alugar um carro. São apenas 70 km, muito perto e a estrada é boa. Diferente de outras chapadas, a cidade da dos Guimarães tem o mesmo nome, o que facilita bastante na hora da localização.

Você também pode ir de ônibus, táxi, ir com seu próprio carro, enfim, são muitas as possibilidades de escolha para você!

O que fazer na Chapada dos Guimarães?

cachoeira chapada dos guimarães

Chapada tem mato, trilha, montanha, cachoeira e um monte de animal silvestre. Então, o passeio é isso mesmo. Você pode visitar o parque da chapada, andar por trilhas, visitar as cachoeiras e ir a alguns lugares bem especiais.

O primeiro é o Mirante do Centro Geodésico que é fácil de chegar, não precisa nem de guia e é um lugar espetacular para apreciar e tirar boas fotos. Você pode ir também no Morro dos Ventos, que fica dentro de uma propriedade privada. Lá, há dois mirantes também com boas vistas.

Entre as cachoeiras, as principais são a do Véu da Noiva e a da Geladeira. São lindas, com uma boa queda d’água e um excelente espaço para nadar e se refrescar.

Você também pode ir na ponta do campestre e visitar a cidade de pedra que é, incrivelmente, linda. Se preferir fazer esportes radicais, são várias as opções: arvorismo, arco e flecha, tirolesa, rapel e outros.

+Destinos: O que fazer no jalapão? Veja todas as nossas dicas!

Quais são as melhores pousadas para ficar?

malaia resort

Na Chapada dos Guimarães você vai encontrar uma diversificada quantidade de pousadas e hotéis para ficar. Veja na lista abaixo as três principais da cidade!

  1. Malai Manso Resort

O Malai Manso é disparado o lugar mais bem avaliado da Chapada dos Guimarães. É um resort mesmo, com pacotes all inclusive, piscinas maravilhosas, uma vista magnífica e um preço bem salgado.

  1. Pousada Penhasco

A Penhasco tem, com certeza, a melhor vista de toda Chapada dos Guimarães. O lugar é, realmente, sensacional. Fica bem no alto e você consegue enxergar toda a chapada por baixo. Incrível, não tem nem como descrever.

  1. Casa da Quineira

A Casa da Quineira é uma pousada bem aconchegante, com jeito de casa da gente. Muito bonita, bem-arrumada, com uma boa área externa, piscina e tudo que você tem direito.

Qual é o aeroporto mais próximo?

Para você que mora longe do Mato Grosso, é preciso pegar um avião. O aeroporto mais próximo é o da capital Cuiabá mesmo. A cidade fica a 70 km da Chapada dos Guimarães.

Sugestões de roteiro

chapada dos guimarães

roteiro em caverna

Para conhecer bem toda a chapada, o parque, as atrações fora dele, o ideal são quatro dias. No primeiro e no último faça as atrações que ficam fora do parque, como a Ponta do Campestre, o Morro dos Ventos, os mirantes e algumas cachoeiras.

Nos dois dias que vai ficar inteiro, passeie pelo parque, faça as trilhas, visite as cachoeiras e aproveite esse lindo espetáculo da natureza.

 +Destino: Dicas e sugestões da onde ficar na chapada dos veadeiros!

Posso acampar na Chapada dos Guimarães?

Existem campings na Chapada dos Guimarães. Todos particulares e que você paga o valor da diária. Não ficam dentro do parque, mas alguns estão bem próximos da entrada. São boas opções para quem gosta de aventura e também de economizar.

Se tiver gostado deste texto sobre a Chapada dos Guimarães, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Você também vai gostar

Posted in: Destinos
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Comment